quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vale a Pena Amar

Depois de vinte anos eles voltavam àquela cidade. Uma daquelas bandas que tem uma época de auge e depois mantem o sucesso só na região de onde eles vieram. A banda dessa história é uma dessas. E depois de vinte anos, com a formação renovada, eles voltaram àquela cidade. 

O vocalista atual da banda voltava para o hotel onde estavam hospedados, quando fora atacado por vândalos marginais e ficara caído sobre a calçada. Vick, fã da banda desde criança, voltava para casa quando encontrou o vocalista ali caído. Ela logo o reconheceu e ajoelhou-se perto dele.

- Felipe? 

Ele acordava

- Mas o que fizeram com você?

- Me atacaram! Ai - ele tenta levantar. Ela o ajuda

- Vem, eu te ajudo.

Ela o levou para sua casa e o ajudou com os cortes e escoriações. Nada grave. Felipe olhou nos olhos dela e foi remetido à ultima turnê da banda, todos os shows. E lembrou-se de uma mulher de olhos verdes e brilhantes e com uma tatuagem no braço, que presenciou todos os shows daquela turnê.

- Você, você é a garota da turnê?

- Garota da turnê?

- Sim, foi você que acompanhou toda a última turnê da banda, não foi?

Ela mostra seu braço, uma tatuagem enorme da logo da banda
- É, fui eu.

- Sim, eu lembro de você, seus olhos, eles  tem um brilho diferente, e essa tatuagem... - ele toca a tatuagem no braço dela - Mas por quê? Por que você fez isso?

- Era uma coisa que eu queria fazer a muito tempo, nem sei ao certo porque, mas eu queria muito isso. É minha banda favorita, sabe.

- Sim, eu sinto que é sua banda favorita, eu posso sentir...

- Pode?

- Sim, e sinto que algo está queimando aqui dentro. - ele leva a mão ao peito -  É uma sensação que nunca senti, e é bom...

Felipe beija Vick. Logo as roupas vão saindo dos corpos. Os corpos, nus, como vieram ao mundo. Entregues a esse sentimento, desejo incontrolável.

Mas depois daquela noite, a banda continuou seguindo a sua estrada e Vick e Felipe deixaram de se ver. Passam-se seis meses. A banda volta para aquela cidade. Vick vai ao show. O palco era baixo, dava nos joelhos dos espectadores. E Vick estava lá, bem na frente, bem próxima a Felipe. Depois do show, Vick senta-se na beirada do palco, enquanto espera os outros espectadores saírem e o movimento cessar um pouco. Felipe, da porta do camarim, a vê e vai até ela, e senta-se ao seu lado.

- Olá - diz ele

- Oi - responde ela

- Tudo bem com você? Como tem passado?

- Estou bem e preciso falar com você

- Sobre?

- Bom é que eu...

- Oi "Lipe" - cumprimenta uma moça siliconada, beijando Felipe na boca.

- Oi meu amor - responde ele

- Quem é essa? - pergunta a moça siliconada

- Meu amor, essa é a Vick, minha fã e também minha amiga. Vick, essa é Anita, minha namorada.

- Prazer - diz Vick fingindo estar bem. O tecladista da banda observa tudo

- Prazer - retribui Anita

- O que ia me dizer Vick?

- Nada não Felipe, nada importante.

- Vamos, amor - diz Anita.

- Vamos. Tchau Vick - ele a beija no rosto, beijo de amigos.

Felipe e Anita vão embora pela porta da frente. Vick permanece sentada e uma lágrima lhe escorre. O tecladista da banda, e único remanescente da formação original, aproxima-se da garota e assim como Felipe, senta-se ao lado dela.

- Sinto muito pelo Felipe - diz ele. O forte sotaque gaúcho.

Ela olha para o lado e enxuga as lágrimas

- Ivo?

- Sim. E você é Victória, certo?

- Sim, como sabe?

- Felipe não parava de falar de você quando saímos daqui a seis meses. Ele gosta muito de você

- Gosta? 

- Gosta sim. Tenho certeza de que ele está apaixonado por você

- Então por que ele me trocou por essa Anita?

- Ele ainda é jovem, meu anjo, está tentando entender seus sentimentos. Ele nunca sentiu algo tão forte por alguém, como ele sente por você, por isso está um pouco perdido, mas logo vocês três poderão ser felizes juntos.

- Nós três?

- Você está grávida, não está? E seu filho é filho do Felipe também, não é?

- Sim, como sabe?

- Aconteceu a mesma coisa comigo quando eu era jovem. Eu fiquei com uma fã por uma noite e ela engravidou...

- Ivo, nós estamos indo para o hotel, vem com a gente? - grita alguém do camarim.

- Já vou - responde Ivo - Victória, vá para casa agora e descanse. Mais tarde eu falo com Felipe.

- Obrigada, Ivo... Sr. Ivo...

- Ivo, pode me chamar só de Ivo.

- Então, obrigada, Ivo.

Ele beija a garota na testa e vai para o camarim. Ela vai pra casa.

Mais tarde naquela mesma noite, Felipe chegava no hotel, uma pousada na verdade. O quarto enorme tinha duas camas de casal e três beliches. Ivo estava deitado em uma das camas de casal. Felipe deita na cama de baixo da beliche ao lado da cama de Ivo.

- Como foi com a garota? - pergunta Ivo

- Não sei dizer, eu gosto dela, mas me sinto incompleto quando estou com ela, diferente de quando estou com...

- Victória?

- Sim... O que será que ela queria me dizer?

- Ela só queria que você soubesse que ela vai ter um...

- Filho. Já pensou? A Vick grávida de mim? - ele sorri - desculpe o que ia dizer Ivo? Vick vai ter o quê?

- Um filho

Felipe fica sério. Levanta-se e bate a cabeça na cama de cima.

- Ai. - ele leva a mão à cabeça -  Vick está grávida?

- Sim, Felipe. E agora me diga o que vai fazer?

- Não sei. Eu gosto muito da Vick, mas Anita e eu vamos nos...

- Casar? Era isso que você ia dizer? - diz Ivo zangado

Felipe abaixa a cabeça:

- Sim

- E por que você escolheu Anita? Ela por acaso, não está grávida, está?

- Não, ela não está.

- Então Felipe, por que pediu Anita em casamento? Você mesmo disse que se sente incompleto com ela.

- Mas, Ivo, não fui eu que a pedi em casamento, foi ela que...

- E você aceitou?

Felipe mostra a aliança de noivado em seu dedo

- Imbecil.

- Não entendo

- Imbecil.

- Por que me chama de imbecil?

- Por que é isso que você é, um imbecil... - Ivo respira fundo - por favor, fale com Victória amanhã e pense bem nesse casamento. Boa noite.

Ivo vira-se e dorme. Felipe está boquiaberto.

- Boa noite - responde ele

Na manhã seguinte, Felipe levantou-se bem cedo e foi falar com Vick.

- O que faz aqui? - pergunta ela ao abrir a porta

- Eu... Eu preciso falar com você

- O quê? Veio esfregar seu namoro com outra na minha cara? Ou melhor, veio me dizer que vocês vão se casar?

Ele abaixa a cabeça. Ela espanta-se

- Felipe? Felipe, o que aconteceu com você?

- Eu sou um imbecil, é isso que está acontecendo - diz ele levantando a cabeça. Está chorando.

- Venha, entre e me explique melhor.

Os dois entram.

No sofá, Vick oferece um copo d'água a Felipe.

- Agora me conte o que aconteceu? Foi Ivo que disse pra você vir, não foi?

- Foi.

- E por quê?

- Me disse que falasse com você e pensasse bem antes de...

- De?

- De eu me casar com Anita

- E você veio aqui só pra falar isso? Que você vai casar com outra?

- Não, eu não...

- Fora daqui!

- Mas Vick eu...

- Fora da minha casa!

Felipe se levanta.

- Pelo menos poderei ver nosso filho?

- Como você... Ivo te contou?

- Sim... Mas me responda, eu poderei vim ver nosso filho?

- Não posso impedir a criança de conhecer o pai... Mas isso não significa que eu te perdoei.

- Tudo bem

Os dois caminham até a porta, Vick a abre, Felipe sai. Antes de ir, ele dá meia volta e beija os lábios de Vick. O rapaz vai embora enxugando os olhos. A moça entra em casa e fecha a porta. Senta-se no chão, deslizando as costas pela porta. Começa a chorar.

- Felipe, por quê? Por que você me machuca tanto? Por que você me faz tão mal?

Depois de dois meses e meio, quase três, Vick recebe uma visita inesperada. Ivo vai até ela, queria saber notícias dela. Chegando lá, foi bem recebido pela garota. 

- Ivo? Que surpresa. O que te trás aqui?

- Eu quis saber como você está

- Estou bem, obrigada. E Felipe? Ainda está noivo de Anita?

- Não, ele terminou com ela. Finalmente percebeu que tipo de garota ela é.

- Que tipo de garota ela é?

- Interesseira. Claro que gostava dele, mas não de verdade. Você me entende?

- Sim, acho que sim - Vick leva a mão à barriga – ai.

- O que houve?

- Foi só uma pontada

- Tem certeza?

- Sim, ainda não está na hora dele nascer.

A mãe de Vick entra

- Ivo? O que faz aqui?

- Judite? Eu...

- Pera aí, vocês se conhecem? - Vick sente outra pontada dessa vez mais forte - ai

- Filha, está tudo bem? Isso foi uma contração?

- Não sei. Por que nunca me contou me conhecia ele, mãe?

- Não contou a ela, Judite?

- Contou o quê? - pergunta Vick, sentindo outra pontada – ai.

- Filha, é complicado. Lembra que eu te falei do show que eu vi da banda do Ivo quando tinha sua idade? Então, foi depois desse show que nos conhecemos, eu tinha invadido o camarim pra pedir um autógrafo.

- Victória, o que sua mãe lhe disse sobre seu pai?

- Meu pai? Ele vinha me ver quando eu era pequena, mas não lembro dele, a última vez que ele veio aqui, eu tinha uns três anos. A mãe dizia que ele estava viajando a trabalho sempre que eu perguntava...  Por quê?

- Por que eu...

- Ivo, não se atreva.

- Eu sou seu pai, Victória.

Vick espanta-se com a declaração

- Você é meu pai? - ela sorri - Você é meu pai, Ivo? - mais uma pontada e Vick geme de dor

- Sim, filha, Ivo é seu pai. Depois que eu peguei os autógrafos ele se ofereceu pra me acompanhar até em casa. Como fã apaixonada eu aceitei e quando chegamos, o convidei pra entrar. A gente conversou e em pouco tempo nos sentimos atraídos... Então fomos pra cama...

- Quando eu soube que sua mãe estava grávida, já era tarde. Eu já havia me casado e minha esposa estava grávida. Eu cometi o erro que não deixei Felipe cometer.

- Mas você sempre vinha me visitar, por que deixou de vir?

- Fui eu filha, eu não aguentava a dor de ver ele e lembrar que não poderíamos nos casar e ser felizes juntos. Então pedi para ele não vir mais.

- Pediu? Você me expulsou da sua vida e da vida dela. Você me mandou embora e nunca mais me deixou voltar. - diz Ivo zangado

- E o que mais eu poderia fazer? - responde Judite aos berros

- Talvez parar de ser egoísta e pensar mais na sua filha.

Vick grita de dor

Ivo e Judite olham para ela

- Filha? - diz Judite sentando ao lado dela - Ivo, a bolsa dela estourou. Temos que levar nossa filha para a maternidade. Nosso neto vai nascer.

- Sim, vamos

Na maternidade, Ivo e Judite conversam do lado de fora da sala de parto.

- Judite, me perdoa?

- Perdoar o quê?

- Pelo que eu fiz... Ter te deixado

- Tudo bem, Ivo. Você não sabia

- Sem ressentimentos?

- Sem ressentimentos

- E se eu te pedisse uma segunda chance?

- Uma segunda chance? Está falando em voltarmos?

- Sim

- Mas, e sua esposa?

Ivo mostra que não usa mais aliança

- Se divorciaram?

- Não. Ela faleceu, quando teve David.

- David?

- Sim, meu filho. Ele nasceu alguns meses depois de Victória

- Quer dizer que, em todos esses anos você...

- Só pensei na família que podíamos ter constituído

- Ivo, eu...

- Shhh, não fale nada.

Ivo passa a mão no cabelo de Judite e segura seu rosto. Aproxima os seus lábios dos lábios dela. O doutor sai da sala de parto.

- É um menino!

Ivo e Judite olham para ele

- Eles serão levados ao quarto e vocês poderão vê-los. Com licença.

O médico saí. Vick e o bebê são levados até um quarto. Judite e Ivo chegam ao quarto. Antes de entrar, Ivo diz a Judite que vai fazer uma ligação. Judite entra.

- Onde ele foi? - Vick pergunta

- Foi atender o celular dele

Logo Ivo volta. Quando ele entra no quarto, quem estava com o bebê nos braços é Judite. Ivo vai até ela, olha para o bebê, e sorri.

- Que lindo

O bebê sorri pra ele. Ivo olha para Vick

- Posso segurá-lo um pouco?

- Pode sim, pai.

Ivo sorri emocionado e Judite lhe coloca o bebê nos braços.

- Filha, seu pai e eu tomamos uma decisão.

- Que decisão?

- Vamos nos casar - responde Ivo

- Mas, você não é casado, pai?

- Desde que seu irmão, David, nasceu eu sou viúvo. Minha esposa morreu de parto.

- Sinto muito, pai.

- Tudo bem

Alguém bate à porta. Todos olham na direção dela. Felipe estava lá. Veio conhecer o filho.

Ivo devolve o bebê para Vick e saí do quarto junto com Judite, deixando Felipe e Vick a sós.

- Você aqui?

- Sim Vick.

- Foi você que ligou pro meu pai?

- Não, eu não conheço seu pai. Na verdade, foi Ivo quem me ligou.

- Ué minha mãe disse que ele tinha ido atender o celular e não ligar pra alguém

- Estou confuso. Primeiro você pergunta se fui eu quem ligou para seu pai. Depois diz que sua mãe disse que Ivo disse que foi atender o celular, só que ele me ligou... Por acaso Ivo é seu...

- Pai. Ivo é meu pai. 

- Nossa. Que mundo pequeno. Eu sabia que ele tinha uma filha de um primeiro relacionamento, mas nunca imaginei que fosse você.

- Nem eu sabia que ele é meu pai. A última vez que eu tinha visto ele, eu tinha três anos.

- E ele e sua mãe se reconciliaram? Eu soube que eles estavam brigados

- Eles vão se casar.

- Vão?

- Sim

- E quanto a nós?

- A nós?

- Sim. Ivo abriu meus olhos e me fez ver que você é a mulher da minha vida.

- E quanto a Anita?

- Nós terminamos. É você que eu amo. É com você que quero me casar. Você aceita?

- Felipe, eu... Eu não sei se...

- Olha seus pais. Mesmo depois de tudo, sua mãe ainda perdoou seu pai, e agora eles vão se casar.

- É. Você tem razão.

- Então, você me perdoa?

- Mas, perdoar o quê?

- O que eu fiz... Ter te deixado.

- Tudo bem, você não sabia.

- Sem ressentimentos?

- Sem ressentimentos

- E você aceita se casar comigo? Aceita que eu more pra sempre em seu coração e aceita morar para sempre em meu coração?

- Felipe você sempre morou em meu coração. É claro que eu aceito me casar com você. Nunca senti algo tão forte por alguém, como sinto por você.

- Eu te amo, Vick.

- Eu te amo, Felipe.

Os dois beijam-se. Tempo depois eles se casam e os pais dela também. Quase seis meses depois, Vick entra em seu quarto, e espanta-se ao ver uma mulher perto da janela.

- Quem é você? O que faz aqui?

A mulher vira-se

- Oi Vick. Lembra de mim?

- Anita

Vick então percebe que Anita segura seu filho

- Meu filho, Anita devolve ele.

- Vick, querida, só estou fazendo pra você, o mesmo que você fez pra mim.

- Do que está falando? Por acaso acha que eu...

- Roubou Felipe de mim. E agora eu estou roubando seu filho de você.

Felipe entra no quarto, havia acabado de chegar de viagem.

- Anita eu nunca roubei Felipe de você, ele nunca foi seu. Na verdade foi você que tentou roubá-lo de mim.

- Anita o que faz aqui?

- Oi meu amor, eu só vim aqui pegar algumas coisas que me pertencem.

- Do que está falando? Devolva meu filho e vá embora.

- Você quer? Vem pegar

Felipe vai até Anita que foge com o bebê derrubando Vick. Felipe a ajuda a levantar e os dois correm atrás de Anita.

A ladra se abrigou em uma enorme torre. A polícia foi acionada. Os pais de Vick e a banda também foram para o local.

- Só devolvo o bebê se o Felipe vier pegá-lo.

- Eu vou subir - diz Felipe

- Meu amor, não.

- Tudo bem, sou eu que ela quer.

Felipe sobe. Lá no alto, Anita tranca a única porta do quarto.

- O que você pensa que está fazendo? - pergunta Felipe

- Você sabe muito bem o que eu to fazendo

Anita joga a chave da porta pela janela e derrama algum tipo de combustível pelo quarto

- Anita, você está louca!

- Não, não estou. Escuta Felipe, eu tenho uma cópia da chave que abre essa porta. Mas eu só te darei se for pra descermos juntos, você entregar essa criança para Vick e ir embora comigo.

- Você está louca mesmo. Não vou abandonar minha mulher e meu filho.

Anita pega um isqueiro

- Então, até que a morte os separe!

O isqueiro é acesso e jogado ao chão.

As chamas começam a se espalhar. Os bombeiros são acionados pela polícia.

A velha torre de madeira começa a se desfazer. 

- Anita, o que você fez? 

Anita se aproxima da janela

- Ei, espere. Não faça o que está pensando.

- Desculpa, já fiz.

Anita deixa o bebê cair.

Lá embaixo, Vick se desespera ao ver seu filho caindo do alto da torre de 20 metros. Ivo corre se joga e consegue pegar a criança que começa a chorar.

No alto da torre, Felipe sente alívio por ver que seu filho está a salvo. Anita senta-se na cama. Felipe tenta quebrar a porta. Os bombeiros chegam e começam a apagar o fogo.

Com muito custo depois de alguns minutos, Felipe consegue quebrar a porta e escapar. Anita já sem vida. Quando ele sai da torre, é instantaneamente atendido pelos bombeiros. Anita é retirada da torre e levada ao IML.  

Felipe é atendido dentro da viatura dos bombeiros. Vick aproxima-se

- Felipe

- Vick - responde ele

- Como o incêndio começou? - pergunta um dos bombeiros

- Anita, ela espalhou gasolina pelo quarto e ateou fogo. Depois jogou meu filho pela janela. - responde Felipe

- Seu filho?

- Ele está com os avós. O avô conseguiu salvá-lo - diz Vick

- Que idade tem a criança?

- Dez meses

- E o corpo que encontramos na torre. Era Anita?

- Sim - responde Felipe

- Bom, o corpo será encaminhado para o Instituto Médico. Quanto a você, rapaz, pode ir.

Felipe e Vick vão até Judite e Ivo. O bebê no colo do avô

- Está tudo bem com você, rapaz? - pergunta Ivo

- Sim, Ivo. Obrigado.

- Foi muito corajoso, rapaz.

- Você teria feito o mesmo no meu lugar, Ivo.

Todos sorriem.

O bebê começa a chorar. Vick o pega

- O mais importante é que o pequeno Ivo está bem - diz Felipe

- Pequeno Ivo? - pergunta Ivo

- O nome do bebê é Ivo, pai.

- Você pôs meu nome no seu filho?

- Sim, pai. Mesmo quando eu não sabia que era meu pai, sempre tive você com meu herói, meu ídolo.

- E você sempre foi pra mim, como o pai que eu nunca tive. Você sabe Ivo, eu sempre fui fã da banda, sempre fui seu fã, sogro.


Todos estão emocionados. Ivo, Vick e Felipe se abraçam.  É claro que logo eles vão cair na rotina, vão ter momentos não tão bons, mas enquanto isso não acontece, vamos deixar que eles sigam sorrindo e sejam felizes juntos, afinal tudo acaba bem, quando termina bem e vale a pena amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário